Estudantes e Professores da FAG participam de Dia de Campo em assentamento de Couto Magalhães

agronomia-estudantes-e-professores-da-fag-participam-de-dia-de-campo-em-assentamento-de-couto-magalhaes

Estudantes e Professores do curso de Agronomia da Faculdade Guaraí-FAG estiveram presentes na última semana no dia de campo na cidade de Couto Magalhães-TO. O evento foi organizado pelo Agencia Local do RURALTINS (Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins), por meio do Agente Extensionista Elton Kist, em uma propriedade rural do município.

A propriedade que cedeu o espaço para o evento é do agricultor Antonio Machado, assentado que vive na região chamada de P.A. 700. No local, os participante puderam discutir, além de outras questões, a sustentabilidade na agricultura familiar.


Também estiveram presentes no evento, representantes da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado, membros de equipes técnicas dos municípios de Couto de Magalhães, Pequizeiro, Goianorte, Colmeia, Guaraí e o Sr. Claudio Rocha, consultor de uma grande empresa do segmento de urucum (espécie nativa do Brasil, utilizada como condimento alimentar e corante; possui uma cor avermelhada característica e ainda recebe os nomes de colorau ou açafrão).
Na ocasião, foram discutidas alternativas agrícolas e métodos de semeadura direta, semidireta, controle de ervas daninhas e sistemas de cultivo nas culturas de feijão, mandioca, milho, batata doce e banana, mostrando sua viabilidade também para outras culturas agrícolas.
O Professor da Faculdade Guaraí-FAG, Msc. Ivanor Giacomini apresentou a linha de pesquisa que está sendo realizada quanto à adaptação, produção e manejo fito sanitário para a cultura de urucum na região.
Para o consultor Claudio Rocha, o Dia de Campo é a melhor maneira de avaliar o potencial produtivo e transformar a região em importante polo produtor de urucum.

Comentários

Recomendo:

Recomendo:
Artigos Religiosos